Prepare a Mochila

O que é e como fazer o registro obrigatório para estrangeiros no Uzbequistão

Entenda melhor as peculiaridades da hospedagem no Uzbequistão e o processo de registro obrigatório para estrangeiros. Saiba mais sobre o sistema de registro em hotéis, hostels e o método alternativo Emehmon. Além disso, conheça experiências pessoais e detalhes sobre o sistema de registro na Aduana. Uma visão completa para viajantes interessados em explorar essa fascinante nação da Ásia Central

Índice do conteúdo

Em quanto a hospedagem, o Uzbequistão tem uma peculiaridade que normalmente não encontramos em outros países. Todos os estrangeiros devem “avisar” ao governo Uzbeque onde se encontram e, principalmente, onde passam a noite. Isso é feito através de um sistema de registro que funciona através de estabelecimentos hoteleiros em geral ou de maneira individual através de um site.

Até 2018 a situação era bastante mais complexa e, para nossa sorte, este sistema está cada vez mais flexível e tende inclusive a desaparecer. Há relatos de pessoas que no passado foram presas e deportadas por não possuírem fichas de registro suficientes de hotéis licenciados.

Depois da morte do presidente Islam Karimov, em 2018, as coisas estão mais suaves e os policiais e os guardas de fronteira estão mais amigáveis. Inclusive, há especulações que em 1º de julho de 2020 o sistema de registros de turistas desapareceria. Eu visitei o Uzbequistão em agosto de 2022 e o sistema, ainda que simples e flexível, ainda estava em prática.

Quando eu preciso me registrar?

Teoricamente você precisa se registrar dentro de 3 dias após sua chegada, tanto com a opção oferecida nos hotéis quanto com a opção “faça você mesmo” Emehmon.

A minha experiência

Independente desta “regra dos três dias”, eu “fui registrado” praticamente automaticamente em todos os hotéis e hostels que fiquei e todas as minhas noites foram registradas. Em alguns hotéis inclusive me pediram o comprovante do hotel anterior no momento do check-in.

Registro em hotéis, hostels e pousadas

O seu hotel lhe dará um recibo que comprova que você foi registrado naquele estabelecimento gratuitamente. Normalmente ele é entregue no momento do check-out.

O registro em si acontece numa plataforma online, onde o seu historial de registros é salvo. O hotel lhe entregará um pequeno papel, que inclusive parece feito pelo próprio estabelecimento como “recibo”. Alguns hotéis poderão optar por enviar uma versão digital que contém um código QR por email ou whatsapp.

Guarde-o e mostre-o na fronteira, se eles o pedirem. Se seguirmos a regra dos três dias, você precisará ficar em um hotel pelo menos a cada três noites para conseguir o seu registro. Se preferir não ficar, use o registro de Emehmon.

Sistema Emehmon

O sistema Emehmon é uma opção de registro alternativa aos hotéis, principalmente pensada para viajantes que não se hospedam em hotéis, hostels e pousadas. Viajantes de bicicleta, campistas e pessoas que optaram por se hospedar na casa de locais deveriam utilizar esta opção. Está em funcionamente desde julho de 2018.

O site é chamado emehmon.uz e também há um aplicativo para Android. Se você não quiser ficar em hotéis, mas sim no sofá ou no acampamento, isto é o que você deve estar usando.

Eu não precisei utilizar este sistema e, portanto, não saberia dizer como funciona. No entanto, conversando com outros viajantes durante a minha viagem, tive a impressão que não é nada complicada. Se você utilizou o sistema Emehmon no Uzbequistão, conte aqui emabaixo nos comentários como foi a sua experiência.

Tickets de controle, a cada check-in e check-out
Tickets de controle, a cada check-in e check-out

Minha experiência na fronteira de saída do país

Supostamente é durante a saída do país que o governo analisa todos os seus registros e comprova se tudo está correto. Acredito que, como é um sistema automático, na saída da fronteira o policial apenas questionará o turista no caso de algum dia estar pendente de registrar. No meu caso, a saída foi tão normal como a saída de qualquer outro país. Estava usando meu passaporte espanhol e policial inclusive me perguntou se eu torcia para o Real Madrid ou para o Barcelona.

O que uma das recepcionistas me mostrou

Quando cheguei no hotel que me hospedei em Bujará, a recepcionista me mostrou detalhadamente como funcionava o sistema de registro na “perspectiva do hotel”. Achei interessante compartilhar aqui para ilustrar ainda mais como funciona este sistema.

A recepecionista abriu um site e introduziu um novo registro, indicando o número do meu passaporte. Ali ela pode comprovar que realmente eu estava vindo de Samarcanda (que é o que eu havia dito) e quantos dias eu tinha ficado em Samarcanda.

Em seguida ela definiu a data de “check-in” e deixou em aberto. Imagino que alguns momentos antes do meu “check out” ela acessou o sistema outra vez e indicou o horário do check-out, para então poder gerar o recibo indicando o meu registro.

Isso demonstrou que o sistema é totalmente informatizado e, segundo o que ela mesmo me indicava, em caso de perda dos comprovantes a polícia de fronteiras ainda teria acesso aos meus registros. Pelo que parece, as coisas estão cada vez mais modernas e flexíveis mesmo!

Outros artigos que podem lhe interessar:
Scroll to Top