Prepare a Mochila

8 destinos “etílicos” pelo mundo

Índice do conteúdo

1. O Scottish Whisky Experience, em Edimburgo, Escócia

A Scotish Whisky Experience está entre as atrações mais marcantes da Escócia. Em uma série de apresentações bem elaboradas, o visitante pode conhecer o processo de produção do mais famoso whiskey do mundo, aprender alguns segredos da sua degustação e da sua história e ainda ter acesso à maior coleção de garrafas de whisky do mundo ! Ao todo são 3384 garrafas douradas dispostas em prateleiras de vidro causando um impacto visual incrível! No final, é claro, uma degustação de quatro tipos diferentes está incluída! 

Localização:  Scotch Whisky Experience 354 Castlehill, The Royal Mile, Edimburgo, EH1 2NE

O Scottish Whisky Experience, em Edimburgo, Escócia
O Scottish Whisky Experience, em Edimburgo, Escócia

2. A fábrica da cerveja Guinnees em Dublin, Irlanda

O Guinness Storehouse® é a atração mais popular de toda a Irlanda. Localizado na antiga fábrica de cervejas da marca em Dublin, oferece aos visitantes uma grande variedade de atrações relacionadas com a história e fabricação da mais famosa cerveja escura do mundo. A viagem começa na base do maior copo de cerveja do mundo e continua sete andares acima, em ambientes cheios de experiências interativas. Depois de uma jornada repleta de informações interessantes, no último andar a recompensa vem na forma de uma pinta perfeita no mundialmente famoso Guinness Gravity Bar.

Localização:  Guinness Storehouse®, do St James Gate Dublin 8, Irlanda

A fábrica da cerveja Guinnees em Dublin, Irlanda
A fábrica da cerveja Guinnees em Dublin, Irlanda

3. As bodegas do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, Portugal

O Porto é um vinho especial, fortificado produzido a partir de uvas cultivadas na região do Douro, em Portugal. A produção desce o rio em pequenos barcos e é armazenado e envelhecida em barris na Vila Nova de Gaia,  o local com a maior concentração de álcool por metro quadrado no mundo! Há pelo menos uma dúzia que caves que oferecem passeios e degustações dos três tipos principais de Porto: Branco, Ruby e Tawny. Eu visitei e eu recomendo os seguintes três:

Sandeman :  Largo Miguel Bombarda 3, Vila Nova de Gaia, Portugal
Croft : Forrester Rua Barao, 412, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal
Taylors : Street Choupelo 250, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal

As bodegas do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, Portugal
As bodegas do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, Portugal

4. Heineken Experience em Amsterdam, Holanda

A Heineken Experience, no centro de Amsterdã, está entre as atracões mais disputadas pelos turistas da capital da Holanda. Situado nos armazéns da primeira cervejaria da empresa, oferece aos entusiastas da marca uma série de características que mostram a história e os métodos de produção de uma das mais populares cervejas do mundo. Obviamente, beber uma Heineken gelada lá não é tão barato, mas como eles mesmos dizem: “Nós não somos o Museu Heineken, nós somos o Heineken Experience.” 

Localização:  Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam, Netherlands.

Heineken Experience em Amsterdam, Holanda
Heineken Experience em Amsterdam, Holanda

5. Os vinhedos de Mendoza, Argentina

Arrisco a dizer que Mendoza é quase como um oásis em meio a uma região desértica da Argentina. Em uma zona climática adequada, aliada a altitude e ao bom solo, o cultivo da uva para a produção de vinho é uma atividade de orgulho nacional. São famosas! CHANDON você já deve ter ouvido falar não é? Existem vários tours que partem de Mendoza e visitam dois ou três vinhedos, normalmente podem ser resevados nos hotéis e albergues. Outra opção é ir por conta própria, seja de carro ou de bicicleta! Deixo duas:

Bodegas Lopez – Ozamis J. A. 375, M5511APG Maipú, Mendoza, Argentina (veja esse mapa aqui)

Chandon – Ruta 15 Km 29, Agrelo, Lújan de Cuyo

Visita à Bodega Lopez, na região de Mendoza
Visita à Bodega Lopez, na região de Mendoza

6. Os BierGartens de Munique, a cidade da Oktoberfest, Alemanha

Você não precisa visitar Munique (Alemanha) apenas durante a Oktoberfest para desfrutar desta incrível “cultura cervejeira”. Uma opção interessante são o Biergartens, que como o próprio nome já identifica , são ambientes ao ar livre na Baviera onde o produto de venda principal é cerveja. Normalmente são ambientes dinâmicos e bem animado onde se reúnem pessoas de diferentes idades e de diferentes origens com o objetivo comum de aproveitar o tempo ao ar livre. Em muitos deles, inclusive é permitido trazer sua própria comida e usar as mesas típicas de madeira enquanto bebe um par de canecos de cerveja. Alguns dos mais populares:

Hofbräuhaus – 80331 München,  Platzl 9
Max Emanuel Brewery – 80799 München, Adalbertstrasse 33
Hirschgarten –  80639 München, Hirschgarten 1
Augustiner Braustuben – D-80339 München, Landsberger Straße 19

Cervejarias e mais cervejarias em Munique
Cervejarias e mais cervejarias em Munique

7. Uma cerveja para cada dia do ano em Bruxelas, Bélgica.

Ainda não está satisfeito com todas as cervejas que eu mencionei antes? Vá para Bruxelas! Vários estabelecimentos na capital da Bélgica afirmam possuir pelo menos uma cerveja diferente para cada dia do ano! Para não repetir mesmo! Para quem não conhece, algumas marcas se tornaram famosas à nível mundial: Leffe, Duvel,  Grimbergen, Tripel Karmeliet e assim vai…

Uma cerveja para cada dia do ano em Bruxelas, Bélgica.
Uma cerveja para cada dia do ano em Bruxelas, Bélgica.

8. Whisky de Cobra no Triângulo Dourado, na fronteira entre Laos, Myanmar e Tailândia.

Bem, neste caso, não há endereço exato. Em vários países do Sudeste Asiático, especialmente no Laos, Myanmar e Tailândia, é comum encontrar um Whisky que é preparado com ingredientes “especiais”. Os recipientes costumam conter alguns animais, algo bem exótico mesmo! Os mais impressionante são as cobras e escorpiões. De acordo com a tradição local é bom para a saúde e há quem diga que é afrodisíaco. O gosto não é muito diferente de uma cachaça qualquer… Vale experiência, e nada mais!

Whisky de Cobra no Triângulo Dourado, na fronteira entre Laos, Myanmar e Tailândia.
Whisky de Cobra no Triângulo Dourado, na fronteira entre Laos, Myanmar e Tailândia.
Outros artigos que podem lhe interessar:
Scroll to Top