Anos atrás quando visitei Barcelona pela primeira vez, me encantei com a Espanha e ficou muito claro que num futuro eu teria que voltar. Não vivo lá, mas o fácil acesso e a enorme admiração que mantenho por esta incrível metrópole fizeram com que ela fosse um dos destinos que mais repetí na minha vida. Adoro voltar! É incrível como sempre descubro coisas novas e desfruto de paixões antigas que não me canso em repetir.
O turismo em Barcelona é caro! Muitas atrações são pagas e eles não se preocupam por isso, sempre há quem pague! As principais atrações superam facilmente os 15 euros e se você realmente quiser ver tudo precisará de bastante tempo e muito dinheiro! Pra quem quer visitá-la com o bolso não muito cheio (assim como fiz várias vezes) fiz essa lista com várias opções que não é porquê são grátis que deixam a desejar!
Outros canais de grande importância também fizeram essa lista, vale dar uma olhada no Lonely Planet, no Hostel World ou na lista do Sol de Barcelona! O que você não achar lá, acha aqui, o que não achar aqui acha lá! Ou acha nos dois! Whatever! O importante é que a sua lista seja o maior possível!
Separei por categorias:
Atividades Clássicas
1. “La Catedral”, fantástica, gótica e colossal!
É ponto de partida de vários tours, o highlight do Bairro Gótico, complicada de comparar com qualquer outra igreja da cidade, durante séculos foi testemunho da história de Barcelona”. Aproveite os horários gratuitos de Segunda a Sábado das 08:00 às 12:45 e das 17:15 às 20:00!
2.Desfrute do incrível ambiente da Plaça Reial
Numa quebrada saindo da Rambla está esta incrível praça que parece estar eternamente borbulhando! Além do ambiente sensacional, do meu ponto de vista é uma das praças mais bonitas de Barcelona. Vários cafés, as palmeiras a fonte, e os postes de luz, criados por Gaudí quando ainda era jovem. Minha recomendação na praça é a “Cerveceria Canarias”, entrando e à esquerda para quem vem da Rambla.
LOCALIZAÇÃO: Pergunte na Rambla, qualquer um vai saber.
3. Percorra a clássica Passeig de Gracia
Acaba (ou começa) na Plaça de Catalunya o que eu considero como a avenida mais charmosa de toda a Europa! Me desculpem Champs-Élysées e Gran Via, mas sou muito mais Passeig de Gracia! Vários bares, restaurantes e cafeterias. Bons (e não tão caros) albergues. Bem arborizada. Ampla. E claro, recheada de obras do Modernismo, com direito a “chá de Gaudí”.
PS. Quando fui pela primeira vez a Barcelona, quando saí pela primeira vez do metrô quando ainda vinha do aeroporto, saí na estação de “Passeig de Grácia”. Ela simplesmente fica em frente à Casa Batló! Foi naquele momento que esse meu enorme apego por Barcelona se iniciou! Dá um desconto aí!
4. Se encante com Font Màgica do Montjuic
Em frente ao Palau Nacional, de quintas a domingos, das 21:00 às 23:30 a Fonte Mágica do Montjuic dá o seu espetáculo! O tamanho, as cores e as o incrível ambiente fazem da sua performance algo único!
5. Celebre os triunfos da sua vida sob o Arc do Triomf
O Arco do Trinfo de Barcelona foi construído para ser o portão da Universal Exhibition, que ocorreu na cidade em 1888. Sendo assim, passe por ali e celebre os seus próprios triunfos embaixo do enorme arco para que ele possa continuar sendo chamado assim!
LOCALIZAÇÃO: É a porte de entrada do item número 11 desta lista.
6. Aproveite da beleza do principal ícone de Barcelona: a Sagrada Família
Ela nem está pronta, é super cara e tem enormes filas se tu quiser entrar para conhecer o interior. Mas mesmo assim, se a grana estiver curta NÃO PERCA DE JEITO NENHUM a obra prima de Gaudí. Caminhe pelos arredores, analise com calma, observe atentamente os detalhes. Ela é magnífica por fora e por dentro! Aposto que você vai se sentir tentado a entrar e vai se arrepender de ter torrado sua grana em cervejas na noite passada!
7. Encontre o seu lugar na praia de Barceloneta
Barcelona tem várias praias que são perfeitas para sentar, esticar as pernas e descansar os pés de pois de horas de turismo! A Barceloneta é a mais popular, com muito ambiente e várias opções de quiosques e restaurantes! Se quiser algo mais tranquilo, caminhe para o norte, em direção à região Fórum.
8. Desfrute do ambiente mágico da Rambla
Sim, é um dos pontos mais turísticos da cidade! Mas esta alameda de 1 quilômetro de comprimento, sem dúvidas é uma experiência essencial em Barcelona! Regada a edifícios históricos e atrações de rua, a Rambla é um lugar incrível para passear! Tente em diversos horários do dia!
LOCALIZAÇÃO: Começa na Plaça de Catalunya e acaba no Mirador de Colón.
9. O deslumbre da arquitetura modernista
Mesmo que a maioria das jóias arquitetônicas de Barcelona cobrem caro pelo acesso ao seu interior, todas as suas fachadas são inteiramente grátis! E acreditem, na maioria dos casos são as fachadas que deslumbram mais! Você não precisa ser um amante da arquitetura para alucinar com arte de Gaudí. Procure pelo trio Casa Lleó Morera, Casa Amatller e Casa Batlló.
Atividades Outdoor
10. Percorra o Passeig Maritime
Este calçadão de pouco mais de um quilômetro liga Barceloneta, a praia mais popular da cidade, a um dos lugares mais frequentados pelos turistas, o Port Olimpic. Compre seu sorvete, alugue seus patins e percorra este trajeto desfrutando dos seus incríveis momentos na Cidade Condal! Aposto que sempre lembrarás deles!
11.Parc de la Ciutadella
Apareça para dormir uma “siesta”, para fazer um picnic ou para um passeio com a namorada! É a maior área verde na região central da cidade e você facilmente vai encontrá-lo nos mapas!
12. Park Guell
Bem, o Park Guell já não é mais uma atração inteiramente gratuíta maaaass, mesmo assim é um boa ideia para quem tem pouca grana. Pra variar outra vez falamos do Gaudí! Desta vez a sua missão era construir uma “mini-cidade” encomendada pela família Güell. Se tratava de uma empreendimento imobiliário, uma espécie de condomínio. Financeiramente o projeto falhou mas mesmo incompleto deixou seu incrível legado artístico. Sua posição estratégica no alto de uma colina com incríveis vistas de Barcelona e seus mais de 3 quilômetros de trilhas e caminhos fazem valer a visita. Até 2013 era inteiramente gratuito, mas nos últimos anos estabeleceu-se uma taxa de 7 euros para o acesso a sua praça principal. De qualquer forma, mesmo na free-área tem muita coisa legal pra ver!
COMO CHEGAR: Desça na estação Lesseps e siga as placas. Tem bastante subida, mas várias escadas rolantes para dar uma ajudada!
Museus Gratuitos
13. Museu Picasso
Entre grátis no MUSEU MAIS VISITADO DE BARCELONA todos os domingos dás 15:00 às 20:00! Se for o primeiro domingo do mês é grátis o dia todo!
14. O Museo Nacional de Arte de Cataluña
É o museu que abriga a melhor coleção de arte medieval de toda a Espanha e percorre períodos como renascimento, o barroco e o modernismo. É como a maioria dos museus da cidade, um espaço pago, mas a todos os sábados à partir das 15 horas o acesso é gratuito para quem quiser maravilhar-se com o Pantocrátor de Sant Climent de Taüll e os móveis feitos por Gaudí.
Mercados, Bares e Restaurantes
15. Mercat de La Boqueria
La Boquería é o mercado mais famoso de Barcelona, e o claro, o mais turístico também. É um verdadeiro desafio para os sentidos! Aqui os cheiros e os sabores, as cores e as vozes dos comerciantes se misturam num caldeirão efervescente que instiga qualquer um a tentar desvendar de onde cada uma destas sensações é proveniente!
HORÁRIOS: Seg-Sáb 8:00 às 20.30. La Rambla, 89. Veja também em www.laboqueria.info
16. Mas também conheça um mercado real, tente o Mercado de Santa Caterina
O Mercado de Santa Caterina foi o primeiro mercado coberto de Barcelona. Em 2005 foi remodelado e ganhou um novo aspecto e uma nova identidade, graças a sua cobertura ondulada e colorida. Aqui o visitante tem a possibilidade de comprar peixes, frutos do mar e embutido de qualidade! Mas só passar para conhecer já é uma experiência que vale muito!
HORÁRIOS: Segunda 7.30 às 14:00, Ter/Qua/Sáb 7:30am às 15:30, Qui/Sex 7:30am às 20.30pm, Av Francesc Cambó, 16.
17. Conheça a atmosfera do Mercat de la Barceloneta
Outro mercado que você precisa visitar é o Mercat de la Barceloneta. É antigo, lá de 1800 e tantos! O principal motivo de uma visita a este lugar é sua arquitetura (pra variar) que foi renovada em 2007. A profunda intervenção conseguiu manter a estrutura metálica da construção original. Se puder, passe lá!
18. Mercado de la Concepción
É um daqueles mercados centenários, sua atividade principal:vender flores! Mas de brinde também oferece opções gastronômicas! Entendeu a combinação?
LOCALIZAÇÃO: Carrer Aragó, 313-317.
19. Hard Rock Cafe
Bem, o Hard Rock Café não é um dos restaurantes mais baratos do mundo, nem uma exclusividade de Barcelona, mas entra nesta lista! Passe por aqui mesmo se a grana estiver curta e mesmo sem pretender gastar nada! Para quem não conhece o Hard Rock mantém uma extensa coleção de roupas, instrumentos, e outros artigos de astros do rock distribuidos em seus restaurantes do mundo inteiro! Muita gente entra num deles apenas pela curiosidade de conhecer o ambiente e um pouco desta enorme coleção! Se o bolso permitir, encare uma cerveja gelada ou um desfrute de uma refeição neste ambiente incrível!
E o melhor, está na Plaça de Catalunya, 21, você provavelmente passará por lá em algum momento!
20. Tapas grátis
Bem, pra quem ainda não sabe, algo bem comum nos bares da Espanha é oferecer um pequeno aperitivo grátis (uma tapa) com a compra de uma bebida. Deixo uma lista de lugares em Barcelona que fazem isso:
- Ambiente del Sur na Carrer Viladomat , 85. Os donos vem da Andaluzia, uma região onde é bem comum servir grandes tapas com cada bebida que você pede!
- Atrapatapa: para cada bebida, você pode escolher uma das 15 tapas da vitrine! Passe na Comte d’Urgell, número 77 (apenas 1.20 euros).
- Ca’l Chusco: Na verdade conhecido pela sua paella, também na região de Barceloneta. A tapa grátis é uma mini porção de peixe frito!
- Cabeza de Manzaneda: Uma cerveja “caña” com uma tapa, custa 1.20 euros, ótimo preço para a região! Carrer de Santa Carolina, 29
- Café de los Angelitos: na rua Almirall Cervera 26, na zona d Barceloneta!
- Cervecería de Dues: outro que serve tapas gigantes e o combo custa 1 euro se for antes da 19:00! No bairro de Gràcia, na Torrent l´Olla, 89.
- Gata Mala: um mini bar no Gràcia (Carrer Rabassa 37), dificilmente você encontrará uma mesa vazia. Coma sua tapa gratis em pé mesmo!
- Mingus Bar: quem sabe a melhor opção para tapas gratis no Bairro Gótico! Boa cerveja e tapas free! Passe pela Carrer Ataülf, 6.
Se essa lista não foi suficiente, conheça esse MAPA DE TAPAS GRÁTIS publicado pelo SH BARCELONA. Obviamente não testei todos
Free Walking Tours
Algo que vem ganhando cada vez mais a cena das grandes cidades europeias são os “Free Walking Tours”. Várias companhias oferecem essa modalidade de tours em Barcelona. Não existem taxas, você não paga adiantado. Você deixa uma gorjeta, espontânea, uma espécie de “doação”. É de acordo com o seu critério decidir quanto pagar. Algumas delas:
21.Runner Bean Tours
Oferecem tours temáticos, no estilo Gaudí, no estilo Centro Antigo e até circuitos familiares e para crianças. Além dos tours diários que ocorrem na maioria das vezas às 11:00 am e às 16:30 pm também oferecem um tour noturno que mostra o “passo escuro” de Barcelona.
ACESSE O SITE: www.runnerbeantours.com
22.Orange Donut Tours
Um tour no Bairro Gótico de Barcelona, que te leva numa jornada a 2.000 anos no passado, explorando a parte mais antiga de Barcelona! Alí exatamente onde as raízes da cidade dão as suas caras. O ponto de encontro é na escadaria da Catedral de Barcelona, para encontrá-la busque pelo edifício mais alto do Bairro Gótico.
ACESSE O SITE: www.orangedonuttours.com
23.New Barcelona Tours
“Com mais de 100 tours oferecidos diariamente e mais de 5 milhões de visitantes desde 2004, nós somos uma das maiores companhias de tours a pé do mundo” Eles mesmo comentam isso! Provavelmente você vai deparar-se com um destes mapas vermelhos em algum momento da sua viagem à Barcelona:
ACESSE O SITE: www.newbarcelona-tours.com
23.Free Walking Tour Barcelona
Segue o mesmo formato e ainda doa parte do que arrecada com as gorjetas para o La Finka, um organização loca de caridade que promove ajuda médica, social e legal para pessoas sem teto.
ACESSE O SITE: www.freewalkingtoursbarcelona.com
Outras idéias incríveis!
25.”Alucine Pepinillos” com a Casa de Bruno Cuadros
“Alucines pepinillos” é uma expressão espanhola que quer dizer “deixe-se espantar”, quando você se surpreende porquê algo é estranho. Bem, é o que acontece quando você vê essa fachada cheia de guarda-chuvas, traços egípcios e japoneses e um ornamento em formato de dragão chinês.
LOCALIZAÇÃO: Está na Rambla, perto da estação de metrô “Liceu”.
26.Pratique Espanhol e Inglês e de quebra conheça a galera local!
Todas as sexta feiras um grupo de Barcelona se reúne com estrangeiros do mundo todo para praticar Inglês/Espanhol enquanto aproveita para tomar alguns drinks e conhecer gente nova. É uma grande chance melhorar suas habilidades com idiomas e fazer amigos do mundo todo! E o mais legal é que você não precisa ser fluente, só precisa ter vontade e tentar falar!
O grupo se chama “The Friday Language Exchange” e tem uma página facebook e um perfil do instagram, que usam para organizar os eventos!
27. 591 pontos de Wi-Fi Grátis
Barcelona é a capital da telefonia móvel e se do Mobile World Congress, e claro que não podia ficar para trás em termos de acesso gratuito a internet. O Barcelona Wi-Fi oferece 591 pontos de conexão distribuidos em bibliotecas, vias públicas e praças. O serviço é oferecido pela prefeitura, e é conhecido como a maior rede de Wi-Fi pública livre da Espanha e uma das mais importantes da Europa!
Para saber onde estão estes hot-spots clique aqui.
28. Conheça Barcelona na visão de um pássaro
Muitos lugares alegam ser “a melhor vista da cidade”. Barcelona é privilegiada por isso! Procure por um deles! Algumas idéias podem ser o alto do Turó de la Rovira ou o Montjuic, mas minha recomendação é o Centro comercial Las Arenas, que foi aberto a poucos anos atrás num projeto que reabilitou a antiga plaza de toros da cidade. É a perfeita combinação entre lazer, compras, gastronomia e um “belvedere” de 360º! Da cobertura, onde podemos dar a volta, podemos contemplar a incrível vista da cidade é gratuita. Para subir gratuitamente utilize as escadas rolantes do interior do edifício ao invés do elevador da fachada!
HORÁRIOS: Gran Via de Les Corts Catalanes, 373-385, Seg – Dom das 10:00 às 22:00.
29. Encontre o seu pôr do sol perfeito
Sempre digo que as cores do pôr do sol na região do Mediterrâneo são muito mais intensas! Procure um lugar especial e desfrute muito deste momento! Garanto que não será difícil encontrar o seu próprio lugar para “pôr do sol perfeito”!
30. Aproveite com os (novos) amigos
Enfim, se uma viagem com os amigos já é incrível, em Barcelona é mais ainda! Com tudo o que a cidade oferece, não vão faltar opções para todos os bolsos e gostos! Simplesmente percorrer as suas ruas, sem muitos planos e pouco à pouco ir descobrindo as suas surpresas pode ser uma excelente ideia para àqueles momentos com a tua galera!