Uma relíquia urbana
Em pleno centro de Bangkok, capital da Tailândia, um shopping center foi parcialmente destruído por um incêndio e posteriormente abandonado. Com a destruição total do telhado e a quantidade de água das chuvas na época das monções o subsolo foi inundado rapidamente, se tornando o ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos.
Alguns comerciantes locais tiveram a brilhante ideia de colocar algumas carpas para que comecem os ovos, impendido a proliferação dos mosquitos, mas o resultado foi melhor do que o esperado! Quando descobri isso pensei: “Claro que eu vou ver isso de perto!”.
Tentei descobrir onde ficava o tal shopping
Na minha primeira manhã em Bangkok, perguntei para o rapaz da recepção do hostel se ele sabia sobre este lugar. Ele me respondeu que o tal shopping se chamava “New World” e estava apenas a duas quadras do NapPark Hostel , mas que ele achava que estava proibida a entrada.
Fuçando ali pelos arredores, à todos que eu perguntava, quando me respondiam, era de forma ríspida e estressada, sempre citando que se a polícia visse eu poderia ser preso. A situação parecia tensa.
Voltei para o hostel e fucei um pouco mais na internet e vi exatamente onde ficava a entrada para esse lugar que parecia magnifico. Era um portão metálico, cheio que lonas e parafernalhas. Quando entrei no beco, pelas laterais do shopping, encontrei a mesma imagem que havia visto na internet, mas com o portão fechado por correntes e cadeados.
Exatamente em frente ao portão, havia um casal de vendedores de macarrão. Perguntei a eles sobre o lugar e eles fingiram não me escutar. Sentei e pedi uma coca cola, obrigando que o diálogo fosse iniciado. Depois de insistir um pouco, o senhor me contou que a entrada estava proibida por um decreto, pelos riscos de desabamento, uma vez que a estrutura do prédio estava comprometida.
Perguntei sobre os peixes, se realmente existiam, e ele confirmou que sim. Que houve uma época em que muitos turistas entravam para conhecer e fotografar o local. Perguntei quem tratava os animais, e ele respondeu que um rapaz diariamente vinha por volta das seis da tarde, abria o portão e entrava para dar ração.
Esta era a minha oportunidade. Voltei por volta das 17:30 e esperei por mais de uma hora. Ninguém apareceu. Até parecia que o “Tio do Macarrão” havia dito para o cara não vir ou havia mentido o horário da vinda. No dia seguinte, depois de pesquisar um pouco mais na net, vi que a história do decreto era realmente verdadeira. Mesmo assim, no fim da tarde passei pelo beco novamente, na esperança de conseguir atingir meu objetivo. Não deu denovo…
Passo a passo para encontrar a entrada do shopping abandonado
Para quem quiser tentar, vou deixar algumas instruções para chegar até o portão. Se alguém conseguir, por favor me avise e me envie as fotos! As fotos que estão aqui neste artigo são do © Jesse Rockwell, o cara que mostrou essa maravilha para o mundo.
1. Comece pela Kak San Road
Um destino obrigatório em Bangkok é a Kao San Road. Quando você for pra essa região pode tentar o New World Mall. Procure no seu mapa a esquina formada pelas ruas Crakrabongse e Phra Sumen. Nesta esquina esta a fachada do New Wolrd Mall. Foto aqui ao lado.
2. Encontre o beco dos vendedores de macarrão
Caminhe pela rua Phra Sumen, pela calçada do lado direito até encontrar o beco que aparece na foto mais abaixo.
3.Tente enganar os vendedores. Será praticamente impossível…
O portão e o casal vendedor de macarrão ficam ali dentro do beco. Como na foto seguinte.
Espero que você tenha mais sorte que eu! Se entrar cuidado onde pisar. E não jogue nada na água!