Sobre a fisionomia do povo mongol

Muitos mongóis possuem olhos amendoados, que podem variar em cor, sendo comuns os tons castanhos ou escuros. O nariz tende a ser reto ou ligeiramente achatado, harmonizando-se com as demais características faciais. A pele dos mongóis pode variar de tons claros a bronzeados, refletindo a diversidade étnica e a exposição ao sol

Índice do conteúdo

Na minha primeira tarde em Ulan Bator, capital da Mongólia, tive a oportunidade de assistir a uma cativante apresentação folclórica da Mongólia. Fui envolvido pelas danças e músicas típicas, que incluíam uma técnica vocal surpreendente chamada “Throat Singing” (procure no Youtube ou aguarde pela minha série da Mongólia).

Fiquei encantado com o espetáculo, que rendeu uma série de fotos coloridas, capturando a essência e a beleza deste povo.

Como Marco Polo descreveu Kublai Khan

Lembro-me de uma descrição de Marco Polo sobre Kublai Khan, mais ou menos nestes termos: “Ele tinha uma tez muito clara, com bochechas avermelhadas, como a cor das rosas, o que lhe conferia uma expressão agradável. Seus olhos negros eram bonitos e seu nariz bem formado, adequado às suas feições.” Ao ler essa descrição, é difícil não questionar se houve um equívoco na ordenação das páginas do livro. Tenho certeza de que, em vez de se referir ao grande e comilão imperador, Marco Polo estava descrevendo esta bela dançarina da corte na foto acima!

Galeria de fotos

Ao longo do restante da viagem, tieve a chance de participar de outras apresentações culturais e de visitar Karakorum, a antiga capital da Mongólia, durante o festival Naadam. Deixe-me compartilhar outras faces que capturei durante minha estadia neste país.

Outros artigos que podem lhe interessar:
Scroll to Top