Tudo que você precisa saber para viajar de trem no Uzbequistão

O Uzbequistão possui uma extensa rede ferroviária que conecta várias cidades e regiões do país. Os trens são um meio popular de transporte, oferecendo conforto e eficiência. Os serviços incluem trens rápidos e noturnos, com opções de classe econômica e primeira classe. As principais rotas ferroviárias ligam Tashkent, Samarcanda e Bukhara, proporcionando aos viajantes uma maneira conveniente de explorar as maravilhas históricas e culturais do Uzbequistão.

Índice do conteúdo

Rede ferroviária do Uzbequistão

A Uzbekistan Railways é a empresa estatal de transporte ferroviário do Uzbequistão. Fundada em 1994 após a dissolução da União Soviética e da empresa nacional Ferrovias Soviéticas, a empresa opera toda a rede ferroviária do país, composta por 3.645 quilômetros de trilhos.

A rede é extensa o suficiente para que qualquer turista possa transitar pelos principais detinos de interesse, seja através dos trens de alta velocidade conhecidos como Afrosiyob ou através dos trens noturnos, ideias para viagens mais longas. Na minha opinião, viajar em trem é a melhor maneira de se locomover no Uzbequistão.

Como comprar os bilhetes

Os bilhetes podem ser comprados diretamente nas estações de trem ou, como provavelmente acontecerá com você, através da internet. O Uzbquistão está se abrindo cada vez mais às tecnologias ocidentais e cartões VISA e Master Card já são aceitos e vários estabelecimentos do país. No site da companhia estatal ferroviaria você já pode comprar com cartões de crédito.

Na época da minha viagem (agosto de 2022) o site da Uzbekistan railways estava sendo modernizado e haviam “duas versões do site”, que eu acredito que com o tempo se unificarão em um único site.

Um deles era este aqui: https://railway.uz/en/ e o outro este aqui: https://chipta.railway.uz/en/home. Foi através da segunda opção que eu comprei as passagens e as recebi por email, com um código QR, minutos mais tarde.

Precisa imprimir ou dá pra levar no celular?

Não precisa imprimir. Eu levei todos os bilhetes salvos em PDF no meu celular e , tanto nos trens de alta velocidade como nos trens noturnos, eles foram aceitos tranquilamente.

Tipos de trem

Boa parte da rede ferroviária do Uzbequistão é herança da época da União Soviética então não estranhe se você encontrar alguns vagões que se parecem muito aos vagões dos trens Russos. Complementando o sistema de regional estão os trens Afrosiyob, estes sim, modernos, de alta velocidade e bem novinhos, introduzidos no país há pouco tempo e que produzidos pela empresa espanhola Talgo.

Trem de alta velocidade

Afrosiyob é o trem mais rápido do Uzbequistão, permitindo que você viaje rápida e confortavelmente entre Tashkent, Samarkand e Bukhara. O projeto inicial prevê a ampliação do serviço até Khiva, passando por Urghent. Em fevereiro de 2022, os trabalhos na linha entre Bukhara e Urgench ainda estão em andamento. Ao seu término, a viagem entre Tashkent e Khiva deverá levar 7 horas.

Trens noturnos

Os trens noturnos são ideias para cruzar o país num trem com vagões-cama. Os vagões são compartimentados e cada compartimento conta com quatro camas, distribuidas em duas beliches. O formato é o mesmo dos trens da Transiberiana (segunda classe) e também é encontrado em vários países do leste Europeu.

Nos extremos da cada vagão se encontram os banheiros, quase sempre bastante precários; a sala do responsável pelo vagão e o reservatório de água quente, típico nesses trens, principalmente no inverno e úteis para fazer um chá ou macarrão instantâneo.

Distância das estações até o centro turístico das cidades

Tashkent

Tashkent possui duas estações. A principal, que muitas vezes é apenas chamada de “Tashkent” é na verdade a “Tashkent Nord”. É daqui que saem os trens de auta velocidade. Está bem conectada através das linhas de ônibus e de uma estação de metrô.

“Tashkent South” é a outra estação e está localiza mais fora do centro, perto do aeroporto. Possivelmente você chegará aquí caso venha de um destino que está mais longe num trem noturno. Vários trens que vem de Khiva, por exemplo, chegam aqui. Através do Google Maps você consegue facilmente pegar um ônibus para o centro (1.400 sums) ou um táxi, que não deveria custar mais de 30.000 sums.

Samarcanda

Samarcanda não é uma cidade tão pequena. A estação de trens está a 9 km do Registão, que é o centro turístico da cidade. Um taxi da estação até a região do Registão não deveria custar mais de 30.000 sums.

Bucará

A estação de trens de Bucará se chama “Bukara 1” e está localizada numa cidade vizinha. Um taxi da estação até o centro de Bucará custou 100.000 sums na chegada, ainda sem saber “quanto era barato e quanto era caro”. Na volta, pedi para o meu hotel chamar um táxie e, mesmo sendo de madrugada, custou apenas 50.000 sums. O trajeto em táxi dura em torno de 25 minutos.

Khiva

A estação de trens de Khiva está bem conectada com a Itchan Kala, a cidade amuralhada antiga. Em 10 ou 15 minutos caminhando dá pra sair da estação e chegar na região turística, caminhando por uma alameda recém construída para este fim. Em todo caso, um táxi da estação podería custar entre 7.000 e 30.000 sums.

Outros artigos que podem lhe interessar:
Scroll to Top