Um dos momentos em que mais me empolgo nas minhas viagens é quando cruzo uma fronteira. Não sei se é pela suspense que ocorre ali na fila, se é porquê dali alguns metros a coisa pode virar do avesso, ou se simplesmente porquê mais “uma figurinha vai pro álbum”. Dentro deste tema, resolvi destacar alguns tipos de fronteiras que atravessei até agora.
1. Fronteira Aérea.
Bem, ela não é bem aérea, pois ocorre a saída em terra, num país, e a entrada ,também em terra, em outro país. Com certeza a grande maioria das fronteiras que passei foram assim.
- Talvez seja do seu interesse: 6 cidades européias para o seu primeiro mochilão
2. Fronteira por água.
Caso típico dos viajantes do BuqueBus, de Buenos Aires para Colônia del Sacramento. Mas a “passagem” também não ocorre exatamente na água.
- Leia mais: 8 destinos “etílicos” pelo mundo
3. Fronteira por Terra.
Essa sim é literal! Esta da foto por exemplo, aconteceu na passagem do Chile para a Bolívia, e vamos dizer que estou com um pé lá e outro cá!
4. Fronteira em Ônibus
Nesta você desce do ônibus passa pelo controle e sobe no ônibus novamente. Na rota da Cordilheira dos Andes, entre Singapura e Malasia, entre Espanha e Andorra, e por aí vai!
5. Fronteira em Trem.
Na maioria das vezes o controle entra no trem e fiscaliza o passaporte dando a “saída”. Aí o trem anda um pouco e entra outro controle permitindo a “entrada”. Se for um Night Train, não deixe a porta trancada!
- Pode ser do seu interesse: Perguntas e Respostas sobre o Eurail (Interail)
6. Fronteira Esquiando
É meu filho! Essa você não esperava! Nem eu esperava! A estação de esqui binacional de Cervinia – Zermatt, que fica na fronteira entre Suíça e Itália, permite que os esquiadores atravessem de um país para o outros sem tirar os esquis! No meu caso, foi sem sair da prancha!
- Veja mais: Explorando a Itália: 25 Destinos Imperdíveis